Três lições do maior investidor do mundo

Na manhã deste sábado (24/02), aquele que é reconhecido como o maior investidor do mundo – Warren Buffet – divulgou sua carta anual na qual analisa os resultados de sua empresa de investimentos a Berkshire Hathaway Inc. e discute algumas de suas lições sobre investimentos.

Buffet é como se fosse o gestor de um fundo de ações que além de investir em empresas de capital aberto em bolsa, também compra participação em empresas de capital fechado. Embora seja o mais famoso, ele não é o único a decidir sobre os ativos a investir na Berkshire. Além de Charlie Munge, também Todd Combs e Ted Weschler e uma equipe participam da seleção de ativos.

Sua empresa de investimentos existe há 53 anos e administra um portfólio de ativos que soma mais de US$ 600 bilhões em investimentos. Nesse período, o rendimento das ações de sua empresa, que seriam equivalentes a cotas de fundos, foi de 20,9% ao ano, contra o rendimento do índice americano de ações S&P500 de 9,9% ao ano.

Suas cartas anuais são acompanhadas por investidores no mundo inteiro. A experiência adquirida em seus 87 anos de idade e o sucesso como investidor conferiram a ele o título de Oráculo de Omaha. Abaixo compartilho alguns dos ensinamentos de sua carta que podem ser aplicados no seu planejamento financeiro, além de seus investimentos.

Investir com segurança e baixo endividamento
Buffet repete, sistematicamente, que suas decisões de investimento tomam em consideração uma margem de segurança. Ele também evita o endividamento, pois assim consegue enfrentar os momentos desfavoráveis da economia de forma tranquila e com menor risco de comprometer seu capital.

Muitos empresários tomam dívidas para crescer acima de sua capacidade, mas acabam perdendo seus negócios e patrimônio quando dos usuais momentos de desaceleração econômica. Também pequenos investidores, atraídos por ofertas de altos ganhos, arriscam seu patrimônio em investimentos alavancados ou em ativos que muitas vezes não se sabe o real valor, como as moedas virtuais.

Para esses empresários e investidores, ele ensina:

“it is insane to risk what you have and need in order to obtain what you don’t need.” (é insano arriscar o que se tem e que é necessário para conseguir o que não se precisa.)

Diversificação
A Berkshire investe em mais de uma centena de empresas em diversos setores diferentes. Essa grande diversificação permite a Buffet ficar confortável em ter 98% de seu patrimônio investido na empresa.

A ideia de diversificação foi popularizada pelo prêmio Nobel Harry Markowitz que disse

“diversification is the only free lunch in investing” (diversificação é o único almoço gratuito em investimentos).

Warren Buffett concorda com esta lição e completa:

“If you are not a professional investor… then I believe in extreme diversification. So I believe 98% or 99%, maybe more than 99% of people who invest should extensively diversify.” (Se você não é um investidor profissional … então acredito na diversificação extrema. Portanto, acredito que 98% ou 99%, talvez mais de 99% das pessoas que investem devem diversificar amplamente.)

Risco
Embora a maior parte dos investidores credite ao mercado de ações um grande risco, Buffet ensina que este risco pode ser mitigado por uma carteira diversificada principalmente quando se avalia um horizonte de longo prazo. Ele ensina:

“It is a terrible mistake for investors with long-term horizons — among them, pension funds, college endowments and savings-minded individuals — to measure their investment ‘risk’ by their portfolio’s ratio of bonds to stocks.” (É um erro terrível para os investidores com horizontes de longo prazo – entre eles, fundos de pensão, dotações universitárias e economias de indivíduos – medir o risco do investimento pela razão entre renda fixa e ações em seus portfólios)

Esse ensinamento deve ser avaliado com atenção pelos investidores brasileiros, dado o novo cenário de taxas de juros mais baixas. Tenho comentado que os investimentos para a aposentadoria devem ser melhor diversificados.

Buffett ainda alerta para o risco que existe no investimento de longo prazo em renda fixa, principalmente em títulos de longo prazo:

“Often, high-grade bonds in an investment portfolio increase its risk.” (Frequentemente, títulos de boa classificação elevam o risco de um portfólio de investimento.)

Isso ocorre, pois títulos de renda fixa de longo prazo também possuem alta volatilidade como já alertei no artigo neste link.

Confira no link o conteúdo completo da carta anual. Os fãs e interessados nos ensinamentos do reconhecido Oráculo de Omaha também poderão assistir sua reunião anual de resultados online. Essa reunião é sempre muito disputada, mas será transmitida ao vivo por meio do portal Yahoo! na data de 5 de maio no seguinte sítio.