De grão em grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

 -

Michael Viriato é professor do Insper e assessor financeiro

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Você sabe avaliar seus riscos?

Segundo o pesquisador em finanças comportamentais James Montier, uma das mais documentadas de nossas falhas psicológicas é a tendência ao otimismo. Embora, essa característica seja positiva para uma vida mais feliz, ela pode nos fazer relevar uma série de riscos que estamos sujeitos. Ou seja, o excesso de otimismo pode nos fazer acreditar que nada(…)

O que são e como surgiram os fundos multimercados

A característica flexível de atuação dos hedge funds (fundos multimercados no Brasil) fez com que eles tivessem várias definições ao longo da história. Uma das primeiras definições vem do próprio criador da denominação, Carol J. Loomis, que em 1970 os identificou como: …aquelas sociedades de investimento únicas que operam quase completamente longe da visão do(…)

O que o furacão Irma nos ensina sobre investimentos e que não podemos desconsiderar

Nesse último final de semana, o furacão Irma assolou as regiões do Caribe e Flórida com ventos fortes e inundações. A força destruidora desse evento da natureza fez sumir vários imóveis e deixou outros inabitáveis, somando prejuízos bilionários. Apesar da tristeza dos prejuízos uma importante lição sobre investimentos pode ser aprendida. Na maioria dos relatos(…)

Aprenda a calcular o risco de seu fundo de investimento da mesma forma que os grandes bancos fazem

Devido à complexidade dos cálculos de risco dos fundos de investimento, o pequeno investidor normalmente se vale apenas de tabelas que dimensionam o risco dos produtos por meio de cores que variam entre verde a vermelho, sendo verde o mais conservado e vermelho o mais agressivo. Algumas vezes, essa tabela é apresentada com quatro degraus:(…)

Pague seu aluguel com dividendos

A ideia de que alugar pode ser melhor que comprar um imóvel não é uma novidade. Além dos maiores ganhos com aplicações financeiras, há vantagens relacionadas à flexibilidade de mudança. Demonstrei que essa ideia pode ser válida em um artigo anterior. Entretanto, alguns leitores fizeram o seguinte questionamento: “ Existe uma forma de pagar o(…)

Blogs da Folha