Especialistas x Grandes Bancos. Essa disputa já tem um vencedor

Embora a maioria dos brasileiros ainda invista nos próprios bancos em que possuem conta corrente, muitos se questionam se os fundos de investimento dessas instituições rendem mais que os fundos das gestoras independentes. Essa dúvida foi esclarecida cientificamente no estudo do Mestre em Administração de Empresas Leandro Florenzo formado pelo Insper.

Florenzo analisou o desempenho de mais de 400 fundos de investimento classificados pela Anbima como multimercados. A escolha dessa classe de fundos de investimentos é justificada, pois os fundos multimercados são os únicos que possuem maior liberdade para investir nos diversos ativos do mercado financeiro. Dessa forma, o gestor do fundo tem maior capacidade de demonstrar sua habilidade em ajustar o portfólio às flutuações nos mercados de bolsa, juros e moedas.

O gráfico apresenta a rentabilidade média dos fundos de investimentos de gestoras classificadas como especialistas, do índice CDI e dos fundos administrados por grandes bancos

No estudo realizado, os fundos de investimento foram separados em dois grupos, os administrados pelos grandes bancos e os administrados pelos especialistas. No grupo dos grandes bancos, foram incluídos os fundos geridos pelos 5 maiores bancos do país de acordo com o Banco Central: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Já o grupo dos especialistas contava com os fundos de investimento das demais instituições financeiras.

Florenzo constatou que, de fato, o desempenho do grupo dos especialistas foi estatisticamente superior ao desempenho do grupo dos grandes bancos no período analisado. Destaca-se que a pesquisa utilizou um modelo de avaliação de desempenho ajustado ao risco. Portanto, a rentabilidade superior dos especialistas não foi consequência de uma eventual maior exposição ao risco, mas de sua habilidade em escolher os melhores investimentos.

Além desse resultado, também ficou constatado no trabalho de Florenzo que o desempenho do grupo de especialistas foi superior ao CDI. Entretanto, esse desempenho não foi alcançado pelo grupo dos bancos. Tal resultado traz evidências sobre as oportunidades fora dos grandes bancos. Para aproveitar essas oportunidades é necessário que o investidor gaste um pouco de tempo pesquisando os investimentos disponíveis no mercado ou procure por um profissional especializado para auxiliá-lo. Escrevi há alguns dias dicas para escolha de fundos multimercados.

O Mestre em Administração de Empresas Leandro Florenzo expondo seu trabalho.

Antes de se tornar um profissional na área de finanças, Florenzo foi piloto de automobilismo e campeão do Brazil Open de Fórmula 3. Em nossa entrevista ele afirmou que “trabalha no mercado financeiro com a mesma paixão e dinamismo que vivia no automobilismo” e que assim como naquele esporte, “somente a dedicação, estudo e planejamento levam ao sucesso”.

O trabalho de pesquisa de Leandro Florenzo se encontra no link.