Você sabe qual foi o investimento de melhor desempenho no ano?

Michael Viriato

O melhor investimento no ano até a última sexta-feira foram as aplicações baseadas em ações de menor valor de mercado, ou seja, as conhecidas ações “small caps”. O índice de ações de baixo valor de mercado da B3 se chama SMLL. Atualmente o índice é formado por 64 ações com valor de mercado entre que R$10 bilhões e R$120 milhões.

Retorno dos investimentos em percentual no período. (Fonte: Economatica)

Esse maior retorno tem como contrapartida o maior risco. As ações de pequenas empresas possuem maior risco que as de maior valor de mercado devido ao estágio do seu ciclo de vida. As empresas maiores são mais maduras e, portanto, costumam perder relativamente menos receita nos momentos de piora do ambiente econômico. Além disso, as empresas maiores, possuem maior escala e conseguem absorver melhor a queda de receita na sua estrutura de custos. Já as empresas menores sofrem mais tanto em receita quanto na dificuldade de redução de custos, pois possuem uma maior proporção de custos fixos (alavancagem operacional). Entretanto, na retomada da economia, são as “small caps” que disparam na frente. Esse fato foi apontado pelo gestor de ações Fabio Motta da gestora Western Asset em sua entrevista para o blog De grão em grão.

Adicionalmente, o ambiente econômico internacional mais benigno tem favorecido a tomada de mais risco por parte dos investidores.

Para o investidor que acredita em uma retomada da economia, investimentos baseados em ações de pequeno valor de mercado devem continuar se beneficiando.

Definição dos índices na tabela

Renda Fixa
Poupança – Aplicação de renda fixa comercializada pelos bancos que rende TR+0,5% ou TR+70% da Selic quando essa taxa estiver menor que 8,5% ao ano.
CDI – O Certificado de Depósito Interbancário é negociado apenas entre os bancos. A Cetip calcula a taxa média e essa taxa é utilizada para atualização de diversas aplicações como CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures e outros.
IMA-B – Índice calculado pela Anbima que representa a valorização de uma carteira de todos os títulos públicos federais indexados ao IPCA.
IMA-B5 – Índice calculado pela Anbima que representa a valorização de uma carteira de todos os títulos públicos federais indexados ao IPCA com vencimento menor que 5 anos.
IMA-B5+ – Índice calculado pela Anbima que representa a valorização de uma carteira de todos os títulos públicos federais indexados ao IPCA com vencimento maior que 5 anos.
IRFM – Índice calculado pela Anbima que representa a valorização de uma carteira de todos os títulos públicos federais prefixados.
IHFA – Índice calculado pela Anbima que representa a valorização de uma carteira de fundos multimercados.

Renda variável
Ibovespa – Índice calculado pela B3 que representa uma carteira teórica de ações com maior negociabilidade e valor de mercado na BM&FBOVESPA.
IDIV – Índice calculado pela B3 que representa uma carteira teórica de ações que que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.
SMLL – Índice calculado pela B3 que representa uma carteira teórica de ações de empresas de menor capitalização na BM&FBOVESPA.
S&P 500 – Índice que representa uma carteira teórica de 500 ações de maior valor de mercado americanas.
IFIX – Índice calculado pela B3 que representa uma carteira teórica dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da BM&FBOVESPA.
Dólar – Representa a variação do câmbio Reais/ Dólar.
Euro – Representa a variação do câmbio Reais/ Euro.