Rock in São Paulo

Michael Viriato

Enquanto milhares de pessoas se reunem nesse final de semana no Rio de Janeiro para se divertir, aqui em São Paulo milhares de pessoas estão reunidas para aprimorar sua educação financeira.

Como disse Michelangelo aos 87 anos de idade:

I am still learning (ainda estou aprendendo)

É com essa visão, que a Elsever Institute está exemplarmente organizando no Transamérica Expo Center o evento National Achievers Congress (NAC) que agrega os gurus: Robert Kiyosaki, Chris Gardner, Paulo Vieira, Peng Joon, Richard Tan, Sam Jolen, Sandy Jadeja e Tom Wheelwright. O NAC é um evento de desenvolvimento profissional e pessoal que tem ocorrido mundialmente nos últimos 23 anos e tem sua primeira edição no Brasil.

Cada palestrante foi cuidadosamente escolhido dentro de uma especialidade que complementa a formação financeira de empreendedores e interessados em melhorar a forma de lidar com suas finanças. As especialidades abordadas no evento foram: finanças pessoais, empreendedorismo, inovação, planejamento tributário, negociação no mercado de capitais e programação neurolinguística.

Estive no evento neste sábado e tive a oportunidade de conversar diretamente com o autor de 30 livros na área de finanças e investimentos, dentre eles o famoso “Pai Rico, Pai Pobre” , Robert Kiyosaki.

Entrevista com Robert Kiyosaki e Tom Wheelwright
Entrevista com Robert Kiyosaki e Tom Wheelwright no evento NAC Brasil 2017. Da esquerda para a direita: Tom Wheelwright, Robert Kiyosaki e Michael Viriato.

Kiyosaki acredita que a falta de educação financeira nas escolas contribui negativamente para a formação de empreendedores. Além de sua visão de como lidar com o dinheiro e de instigar o público a repensar como fazer dinheiro, ele apresentou crenças que provocaram discussões na plateia. Ele acredita que o mercado acionário está sobrevalorizado e deve apresentar um colapso de preço no curto prazo. Para se proteger, o palestrante indica que está comprando ouro em sua carteira de investimentos. Ele complementa que prefere concentrar seu portfólio em commodities como ouro e prata em vez de construir uma carteira diversificada de ativos financeiros, e que tem aversão a títulos de renda fixa do governo.

Particularmente, como professor e profissional do mercado financeiro não compartilho da mesma opinião de Kiyosaki, pois acredito que uma carteira diversificada de ativos mitiga o risco para o mesmo nível de retorno desejado. Além disso, tenho uma visão otimista em relação às perspectivas de valorização para o mercado de ações brasileiro.

Quando perguntado sobre o novo “ouro digital”, Bitcoin, Kiyosaki diz que esse investimento ainda não faz parte de seu portfólio e ele aconselha os investidores a só aplicarem em ativos nos quais compreendam seu real valor. Com relação a moedas, sua preferência é por Francos Suíços.

Também ocorreram neste sábado palestras com Peng Joon, Richard Tan e Sam Jolen. Joon trouxe sua visão de como escalar e divulgar um empreendimento por meio da utilização de canais digitais. Tan e Jolen mostraram como a utilização de técnicas de programação neurolinguistica (PNL) podem fazer o empreendedor e investidor mudar a mentalidade, focando no crescimento de seus negócios.

O primeiro dia de evento foi fechado de forma emocionante com a palestra do famoso investidor e autor, e que teve sua história de sucesso representada por Will Smith no filme “À Procura da Felicidade”, Chris Gardner. Todos já assistiram o filme, mas Gardner trouxe fatos novos que somente estão descritos no livro que deu origem à película. O autor explicou suas pesquisas na área de comportamento e de como enfrentou a adversidade nos negócios.

Gardner acrescenta que o momento turbulento que estamos passando não é diferente do que foi enfrentado por ele quando do início de seus negócios financeiros retratados no filme. Portanto, os empreendedores devem aprender a conviver e enfrentar esses momentos econômicos adversos.