O que esperar do mercado de ações com o resultado das eleições americana?

Durante o final do mês de outubro, não faltaram especialistas fazendo previsões alarmantes sobre o que poderia ocorrer com a vitória do democrata Joe Biden na eleição para presidência americana. Seguindo estes receios, o mercado de ações, medido pelo índice S&P 500 caiu mais de 7% desde meados do mês anterior, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Você provavelmente ouviu que o mercado tende a ir melhor sob o mandato de um republicano, pois estes são mais propensos a medidas favoráveis às empresas como corte de impostos.

Entretanto, tão logo saíram os primeiros resultados, o mesmo S&P500 retornou para nível próximo ao máximo anterior. Com esta surpresa, vários analistas correram para justificar que a alta seria explicada pelo fato de os mesmos democratas não terem ganhado a maioria no Senado americano.

Evolução do índice S&P500 (linha amarela) desde 12 de outubro até sexta-feira (06/11). Fonte: Bloomberg.

Nesta ambiguidade, investidores se questionam se a vitória dos democratas deveria realmente preocupar o mercado de ações americano. Antes de analisar, vamos testar sua opinião.

Baseado no que você leu ao longo das últimas semanas, com qual dos partidos o principal índice da bolsa americana o S&P500 subiu mais ao longo dos últimos 90 anos, ou seja, desde 1929?

a) Republicanos, partido do presidente Donald Trump

b) Democratas, partido do presidente Joe Biden

Muitos falaram que as empresas que poderiam sofrer mais em um governo democrata seriam as empresas de tecnologia. Então, com qual dos dois partidos o índice da bolsa eletrônica Nasdaq – Nasdaq Composite – subiu mais ao longo do último meio século desde quando ele foi criado?

a) Republicanos, partido do presidente Donald Trump

b) Democratas, partido do presidente Joe Biden

 

Retorno S&P500 e o partido do presidente

A tabela abaixo descreve os presidentes americanos e seus partidos desde 1929. Neste período, tiveram 15 presidentes diferentes, dos quais oito eram republicanos e sete democratas.

Tabela com os presidentes americanos, seus partidos e o desempenho do S&P500 em cada mandato desde 1929.

Na última coluna consta o desempenho do índice S&P500 no período do mandato. Curiosamente, o pior retorno foi no mandato de um presidente republicano e a maior valorização foi no governo do democrata Bill Clinton

Considere dois investidores, um que só investiu na bolsa americana nos governos republicanos e outro que só permaneceu comprado no mandato de um democrata. Ou seja, imagine que cada investidor tenha comprado o índice no início do ano do mandato e vendido no final para cada partido.

Tabela com o retorno acumulado do S&P500 desde 1929 em cada um dos mandatos de democratas e republicanos, respectivamente.

O resultado do investidor democrata e do republicano estão na tabela abaixo. A composição dos retornos do índice de ações ao longo dos mandatos democratas somou 6.411,6%, e apenas 121,3% nos governos republicanos. Portanto, o mercado de ações subiu mais durante governos democratas

 

Retorno do NASDAQ Composite e o partido do presidente

Você já pode imaginar que o resultado no caso da bolsa eletrônica Nasdaq seguiu a mesma direção. A diferença é que esta bolsa e seu índice existem apenas a partir de 1971. Portanto, há uma amostra menor de presidentes.

Tabela com os presidentes americanos, seus partidos e o desempenho do Nasdaq Composite em cada mandato desde 1971.

Perceba que os destaques positivos deste índice ocorreram nos governos democratas de Clinton e Obama. No agregado dos mandatos, um investidor que aplicou no índice Nasdaq apenas em governos democratas obteve desempenho melhor que aquele que escolheu os períodos de mandatos republicanos.

Tabela com o retorno acumulado do Nasdaq Composite desde 1971 em cada um dos mandatos de democratas e republicanos, respectivamente.

Vimos que os mercados tiveram desempenho melhor nos períodos de governos democratas. No entanto, você ainda poderia ganhar mais se adotasse outra postura.

Se você tivesse ficado comprado no índice S&P500 ao longo de todos os anos, desde 1929 até sexta-feira passada, teria obtido retorno de 16.261,0%. Se tivesse permanecido comprado no Nasdaq Composite desde 1971, teria um desempenho de 11.795,2%.

Embora o mercado tenha subido mais em governos democratas, teria sido melhor não tentar adivinhar em qual partido os mercados subiriam mais. Portanto, o ideal é manter uma exposição adequada ao seu perfil de investidor. Para isso, existem fundos de investimentos que permitem acesso a estes mercados, mesmo pequenos investidores.

 

Michael Viriato é professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor.