Saiba qual o melhor dia, semana e mês para negociar ações
Segundo a bolsa de valores B3, em março, o número de investidores ativos em março subiu mais de 3% em relação ao mês anterior e mais de 12% em relação ao mesmo mês no ano de 2017. O interesse pelo investimento em bolsa tem crescido com as melhores perspectivas de crescimento econômico e com as baixas taxas de juros. Se você ainda não tem nenhuma exposição no mercado de ações, aposto que está esperando o melhor momento. Abaixo compartilho os resultados das pesquisas acadêmicas sobre o melhor dia da semana, a melhor semana do mês e o melhor mês do ano para entrar no mercado.
Melhor dia
Vamos iniciar com o dia da semana. Estudos apontam que o retorno entre o preço de fechamento da sexta-feira e a última cotação da segunda-feira é o pior dentre os dias da semana. Portanto, comprar no fechamento de sexta-feira e esperar até segunda-feira, em média não se mostra uma boa estratégia. Regularmente, os retornos apresentados na segunda-feira são os piores dentre os outros dias da semana.
A explicação para esse efeito é que surgem muitas notícias negativas durante o fim de semana e o ajuste é realizado em apenas um dia. O efeito segunda-feira foi inicialmente estudado em 1931 por Fields e divulgado na prestigiada Journal of Business. Em 1987, o prêmio Nobel em economia de 2017, Richard Thaler, levanta várias pesquisas que atestam esse efeito.
Vários trabalhos acadêmicos atestam que a segunda-feira é o único dia a apresentar retornos médios negativos. Já a sexta-feira, é aquele que apresenta os melhores retornos positivos. Logo, o primeiro dia útil da semana seria o melhor dia para comprar ações e a sexta-feira seria o melhor para vender.
Melhor semana
Outro efeito interessante é o efeito virada do mês. Em pesquisa com data de 2003 e cobrindo 19 países Kunkel et al encontraram que o período de quatro dias do início do mês responde em média por 87% do retorno do mês. Ou seja, a primeira semana do mês é a melhor para estar comprado em ações.
Em 1987, Ariel encontrou que, entre 1963 a 1981, se permanecesse investido em ações apenas nos primeiros nove dias úteis do mês e ficando fora do mercado no restante do mês, teria obtido um retorno de mais de 2.500%. Enquanto se ficasse investido em ações apenas nos últimos 9 dias úteis do mês, teria um resultado acumulado negativo de -0,25%.
Portanto, se vai comprar ações, prefira entrar logo antes de terminar o mês e se vai vender, opte por vender ao final da primeira semana. A razão para a existência dessa característica é o fluxo de recursos recebido e rebalanceamento de portfólio executado pelos investidores institucionais nesse período.
Melhor mês
Já o melhor mês para estar posicionado no mercado é o mês de janeiro. Thaler também revela essa conclusão em sua pesquisa. O resultado do mês de janeiro costuma ser melhor que os demais e esse efeito já foi até estudado como um barômetro para o restante do ano como já escrevi anteriormente. Também chamo a atenção para o efeito Halloween que escrevi anteriormente. Nesse efeito, os melhores meses para estar posicionado são aqueles entre novembro e abril.
Destaco que esses resultados não ocorrem em todos os períodos e as conclusões não são uma unanimidade no meio acadêmico. Adicionalmente, algumas pesquisas apontam que o efeito de impostos e custos de transação reduzem significativamente as diferenças existentes. Por fim, o fato de terem ocorrido no passado, também não garante que estes efeitos persistirão no futuro. Mas se vai negociar, não custa atentar para o que tem se mostrado mais vantajoso.